Style2

Mais Informações Clicar na imagem






HISTÓRIA DE PONTA DE PEDRAS















A historia oficial de Ponta de Pedras começa a ser contada, a partir de agosto 1501, quando por aqui passaram as naus portuguesas comandadas por Gaspar de Lemos com orientação do grande piloto florentino Américo Vespúcio. A expedição tinha por finalidade o reconhecimento das terras descobertas por Cabral no ano anterior.
A origem do nome PONTA DE PEDRAS para o acidente geográfico se deve á quantidade de pedras existente no local. O mesmo não ocorrendo com a denominação do povoado, que vem de origem da proximidade ao acidente geográfico – a ponta das Pedras ponto extremo leste do Estado de Pernambuco, o segundo mais oriental do continente americano no Oceano Atlântico.


Por algum tempo, até o descobrimento das Capitanias Hereditárias, esta área que ficou encravada no Lote denominado de Itamaracá permaneceu inexplorada por Portugal.
O povoado surgiu no século XVI, precisamente no ano de 1589, quando apareceu na região, o primeiro missionário da Ordem franciscana, Frei Antônio de Campo Maior, o qual, com objetivo de catequizar índios tabajaras-da-beira-mar, organizou uma missão, ao sul do acidente geográfico – a ponta das Pedras, sob a
proteção de N. S. da Expectação – popularmente chamada N.S. do Ó.


Não se sabe em que tempo a povoação de Ponta de Pedras foi elevada à categoria de freguesia. Quando a missão foi organizada por Frei Antônio de Campo-Mayor, no ano de 1589, em terras da Capitania de Itamaracá, esta região fazia parte da freguesia de São de São Lourenço criada em 1555. Em 1630 suas terras já estavam incorporadas ao patrimônio do engenho Massaranduba, de propriedade das famílias Diogo Lopes Lobo e Domingos Pinto da Fonseca, confiscado pelo domínio holandês, em 1637.
Na sua trajetória de formação territorial, Ponta de Pedras foi incorporada em 1763, juntamente com a Capitania de Itamaracá, à Capitania de Pernambuco e administrada juridicamente, pela Capitania da Paraíba. Esta jurisdição passa a ser feita por Olinda, 1815, com a criação daquela comarca.
Somente com a elevação da Vila de goiana á categoria de “cidade”, e a supressão da Vila de Itamaracá, em 05 de maio de 1840, é que Ponta de Pedras passou a fazer parte do território goianense.

O distrito foi criado por Lei Municipal, em 27 de setembro de 1912. Sua sede se encontra a 72 Km da capital Recife e a 36 Km de Goiana, sede do município ao qual pertence. Sua orla marítima abrange cerca de 14 Km.
Ponta de Pedras ainda é uma das mais belas praias do litoral norte pernambucano mesmo atravessando séculos, seus outros núcleos residenciais (Carne de Vaca, Tabatinga, Massaranduba, Catuama e Barra de Catuama), apesar da especulação imobiliária, continuam trazendo até nossos dias, um ambiente paisagístico, típico das antigas praias brasileiras, ainda, coexistem o coqueiral e alguns cajueiros nativos.



Sobre ÁLVARO MELLO

...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS QUE POSSUAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
CADASTRE-SE E COMENTE A VONTADE.

NO COMMENTS WILL BE POSTED TO POSSESS profanity.
REGISTER AND WILL COMMENT.

NON SARANNO PUBBLICATI I COMMENTI CHE POSSONO ESSERE PROFANITÀ. REGISTRATI E POTRAI COMMENTARE.


Top